domingo, 31 de maio de 2009

A VIDA PELOS OLHOS DE PARETO...

Imagine deixar 1 Kg de farinha cair no chão, e depois, levar 10 minutos para limpar a bagunça. Bem, até aqui tudo bem: um saco de farinha no chão, e uns dez minutos para juntar. Mas vamos mais adiante...

Considere que desse tempo todo, você gaste apenas 2 minutos para juntar 80% da farinha, mas tenha que gastar 8 minutos para juntar os restantes 20%. Parece absurdo, mas é o que ocorre normalmente com as coisas que fazemos.

Foi isto que Vilfredo Pareto tentou explicar: 80% dos resultados que temos são fruto de apenas 20% de nossos esforços. Essa é a regra 80/20.

Agora imagine a vida por este prisma: para fazermos as coisas importantes precisamos de apenas 20% do tempo que temos disponível. Seria muito bom, não fosse que, para completarmos as coisas, precisamos lidar como os outros 20%, as pequenas coisas, os detalhes, e que isso requer a maior parte do tempo, ou 80% dele.

Da forma atribulada como atualmente vivemos, melhor seria partirmos logo para fazer outras coisas. Mas não é assim que funciona. Se quisermos ser efetivos no trato da vida, é importante terminar as coisas que começamos. E é por isso que temos que gastar a maior parte do tempo com as coisas aparentemente não importantes.

Mas não desanime. Se por acaso você derrubar farinha, lembre-se da fórmula:

1Kg Farinha no Chão.

Tempo total para juntar = 10min.
Tempo para juntar 800g = 02min.
Tempo para juntar 200g = 08min.


:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário